quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Ossobuco de vitela 




  Ossobuco é o corte da perna do boi onde o osso é rodeado de carne. É um prato clássico, tipicamente italiano da região da Lombardia, especificamente da cidade de Milão. O ingrediente especial do prato é o tutano que fica no interior do osso.

Nessa receita tradicional de mais de 150 anos, o ossobuco, cortado em rodelas, é cozido com cebola, cenoura, aipo e tomates pelados e servido com arroz branco. O colágeno liberado pelo osso proporciona um prolongamento do sabor o que torna esse prato realmente especial.

Receita



Ingredientes:

4 Ossobucos 
1 cebola 
1 cenoura 
1 talo de aipo
Casca de limão siciliano (2 pedaços pequenos)
1 dente de alho
400g de tomate pelado (sem casca)
2 colheres (sopa) de extrato de tomate
1 1/2 xícara de vinho branco
Azeite extra virgem
2 colher (sopa) de manteiga
Farinha de trigo q.b (a gosto)
Sal e pimenta q.b (a gosto)
Salsinha q.b (a gosto)


Modo de preparo:


Pique a cebola, cenoura, aipo e a casca do limão siciliano. Triture os tomates pelados, transforme em um pure e junte com o extrato de tomate.
Aqueça uma panela com azeite em fogo médio e junte 1 colher de manteiga. 
Refogue os vegetais por 10 minutos e adicione a pasta de tomate. Tempere com sal e pimenta do reino e deixe cozinhando por 20 minutos.
Enquanto isso, tempere os ossobucos com sal e pimenta e cubra com a farinha de trigo dos dois lados. Aqueça uma frigideira com o restante da manteiga. Quando ela estiver derretida doure os dois lados da carne (3 minutos cada lado), adicione o vinho branco e deixe evaporar em fogo baixo por cerca de 20 minutos.
Passe o molho em um processador, cubra os ossobucos, adicione o alho inteiro e deixe cozinhando em fogo baixo por mais 40 minutos. Vire e a carne e deixe por mais 35 minutos. Quando estiver pronto adicione a salsinha picada e sirva com arroz branco e salada.
Bom Apetite!

Tempo de preparo: 2 horas
Rendimento: 4 porções

Nenhum comentário:

Postar um comentário